Produção científica
LIVROS DE AUTORIA E ORGANIZADOS
2019
MONTEIRO HOMSSI, Aline.. Personagens e Universos Narrativos em Adaptações e Narrativas Transmídia: Análise de A Dança dos Dragões e produtos derivados. 1. ed. Ouro Preto: Editora da Ufop, 2019. v. 1. 206p .

2017
HOMSSI, A. M; RUGGIERI, A. L. (Org.) ; CARNEIRO, D. C. B. (Org.) ; MAIA, F. C. G. P. (Org.) ; REIS, F. (Org.) . Tempos de rupturas: críticas dos processos comunicacionais. 1. ed. Ouro Preto: Editora UFOP, 2017. v. 1. 410p .

ARTIGOS EM PERIÓDICOS E CAPÍTULOS DE LIVROS
2021
SOUZA, Juliana Lopes de Almeida; DIAS, Emmanuelle; MONTEIRO HOMSSI, Aline ALZAMORA, Transmedia Branding no entorno de #perguntacorona. In: Geane, MENDES, Conrado Moreira, RIBEIRO, Daniel Melo (orgs.). Sociedade da desinformação e infodemia. Belo Horizonte, MG: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2021
2020
MONTEIRO HOMSSI, Aline. Cristalizações e rupturas nas tradições ouro-pretanas: agenciamentos de passados, presente e futuro nos tapetes de serragem. In: Luciana Amormino; Rafael Andrade. (Org.). Experiências Culturais do Tempo V.2 Subtítulo: espaço-tempo, tradição e narrativas. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2020, v. , p. 1-.
2019
RUGGIERI, A. L. ; MONTEIRO HOMSSI, A. ; CARNEIRO, D. C. B. . Interatividade ou Participação? Como o Programa Fale Conosco, do Canal no Youtube do GNT, Desenvolve Estratégias de Interação a partir da Reconfiguração do Formato e da Linguagem da TV no Cenário de Convergência Midiática. In: Alfredo Caminos, Ana Sílvia Médola e Abel Suing. (Org.). A Nova Televisão: do Youtube ao Netflix. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2019, v. 1, p. 171-193.
2018
MONTEIRO HOMSSI, A.; PEREIRA, A. P. M. . DO BLOG PARA AS PÁGINAS DO LIVRO Mudanças da narrativa digital para o impresso. In: Lucas Mariano, Marco Túlio Câmara, Nara Bretas (organizadores). (Org.). Comunicação, política e diversidades: diálogos e reflexões interdisciplinares. 1ed.Belo Horizonte/MG: CEFET-MG, 2018, v. 1, p. 1-399.
2019
FREIRE, Marcelo; MONTEIRO HOMSSI, Aline; PEREIRA, Ana Paula Martins. Feijão com arroz em panela Le Creuset: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia. INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS DA COMUNICACAO, v. 42, p. 151-177, 2019.
2018
MONTEIRO HOMSSI, A.; VIANA, L.. Os jornalistas livres e militância virtual: representação de movimentos sociais ocupando espaços digitais. In: Antônio Augusto Braighi, Cláudio Humberto Lessa, Marco Túlio Câmara. (Org.). Interfaces do midiativismo: do conceito à prática. 1ªed.Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018, v. , p. 1-960.
2017
MONTEIRO HOMSSI, A., CARNEIRO, D. C. B. . COMUNICAÇÃO DE MARCA E GORDOFOBIA: O caso C&A no Facebook. In: Aline Monteiro Homssi; Ana Luísa Ruggieri; Dayana Barboza; Fernanda Camargo; Flávio Reis. (Org.) Tempos de rupturas: críticas dos processos comunicacionais. 1ed.Ouro Preto: Editora Ufop, 2017, v. 1, p. 1-410.
2021
LOPEZ, Debora Cristina; MONTEIRO HOMSSI, Aline. Cuando se encuentran cultura fan y podcasting: las nuevas relaciones con la audiencia en O Caso Evandro. Hipertext.net, 2021, n.º 23, pp. 93- 103, https://doi.org/10.31009/hipertext.net.2021.i23.09